quinta-feira, 17 de março de 2016

Holanda tem ciclovia que gera energia elétrica


Em novembro de 2014, a Holanda inaugurou a primeira ciclovia solar do mundo. O projeto inovador usa o solo para captar o calor do sol e convertê-lo em energia elétrica, o qual eventualmente, pode também ser implantado nas estradas. De acordo com a AFP, a SolaRoad, como foi nominada, é feita de módulos de concreto de 2,5m por 3,5m, que são embutidos com painéis solares cobertos de vidro temperado. Com a intenção de evitar acidentes, foi aplicada no vidro uma superfície antiderrapante. 


As células solares atualmente conduzem a eletricidade que geram para a rede elétrica, mas, no futuro, o plano é usar esta energia para abastecer luzes de rua.

Segundo, Sten de Wit, físico que colaborou com o projeto, as bicicletas elétricas e carros serão capazes de reabastecer a energia por meio do contato direto com o concreto. 

Ele ainda disse que a SolaRoad será testada durante dois anos, em um trajeto que transporta cerca de 2.000 ciclistas por dia. Nos próximos cinco anos, o objetivo é tornar a ciclovia comercialmente viável para serem implantadas na estradas holandesas, enquanto o número de carros e bicicletas elétricas cresce.

Veja mais no vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário