sexta-feira, 23 de outubro de 2015

App SP Sem Carro será lançado na próxima quarta, 28/10

O urbanista Ricardo Montezuma (esq) e a tela inicial do app
(Fotos: Folha e Divulgação)

Na próxima quarta-feira, 28/10, será lançado o aplicativo SP SEM CARRO, que apresenta soluções de deslocamento em diferentes modais para quem não usa automóvel (a pé, bicicleta, Metrô, CPTM, ônibus e táxi, inclusive com a previsão da tarifa a ser paga). 

O evento vai ocorrer a partir das 9h30 no Instituto de Engenharia (av. Dante Pazzanezze, Vila Mariana).

Na oportunidade, haverá uma conferência do urbanista colombiano Ricardo Montezuma, um dos responsáveis por mudar a face da cidade de Bogotá, depois criador da Fundação Cidade Humana. Ele que disse: "A prioridade deve ser o pedestre, não os veículos, mesmo a bicicleta", numa entrevista para a Folha no mês passado (leia mais abaixo neste blog).

Ele vem a São Paulo para conhecer o plano de ciclovias. Na terça vai circular pela cidade avaliando e observando ciclovias até terminar em um encontro com ativistas de ciclismo na Vila Madalena no início da noite.

No dia seguinte, quarta de manhã, fará a palestra, tendo como debatedores um ciclista (Daniel Guth, da Ciclocidade), um pedestre (José Afonso, presidente da Associação Brasileira de Pedestres), um usuário de transportes públicos (Ivan Whately, engenheiro) e a diretora da SPTrans (ônibus municipais de São Paulo) Ana Odila.

O aplicativo foi criado pela Santa Clara Ideias em parceria com a produtora Mustaxe.mx e tem por objetivo ajudar a mobilidade de quem não quer andar em carro individual. Vai ser lançado em versão MVP (básica) para ser melhorado com o uso colaborativo das pessoas, ao longo dos próximos meses, com melhorias sucessivas.

Além de apontar soluções de mobilidade, ele tem interface com comunidades de pessoas que não usam carro, presentes no Facebook, no Instagram etc. E desde a estreia, traz também os textos desse blog. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário